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dez

Inbound Marketing e Sua Importância

Inbound marketing ou marketing de atração é uma forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, eBooks, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo.[1] O inbound marketing se diferencia dos métodos tradicionais para conseguir atrair a atenção de potenciais clientes através da compra de espaços publicitários em meios como rádio, televisão, flyers, telemarketing, entre outros. É um estilo de marketing que consiste em focar em melhorar seu negócio e não correr atrás de clientes.[2] É comum dizer no mercado que o Inbound Marketing não compra a atenção dos clientes, pois a empresa gera conteúdo altamente relevante para o consumidor que por sua vez procura tal conteúdo e acaba por encontrar a empresa.[3]

Uma estratégia de Inbound Marketing tem as seguintes fases:

  1. Atrair tráfego – O ponto de partida de uma estratégia de sucesso de Inbound Marketing é gerar tráfego para o seu website. Utilizando de técnicas de search engine optimization (SEO), email marketing, links patrocinados, marketing de conteúdo e redes sociais, é possível expandir seu alcance dentro do público-alvo, atraindo ele para o conteúdo de qualidade produzido especialmente para impacta-lo.
  2. Converter visitantes em leads
  3. Converter leads em vendas
  4. Transformar clientes em clientes fidelizados e aumentar suas margens
  5. Analisar para melhoria contínua.

Normalmente, são utilizadas ferramentas de automação de marketing, que, a partir de 2006, se expandiram nos Estados Unidos e também no Brasil. Já existem ferramentas de automação de marketing de código aberto, portanto gratuitas, como o Mautic.